Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Empreendedorismo nos pequenos negócios

Pesquisa mostra as características empreendedoras dos empresários das micro e pequenas empresas mineiras e alerta sobre a falta de planejamento

Fonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Assumir riscos, ser competitivo, investir em inovação, criatividade e na proatividade dos funcionários são algumas das características empreendedoras das micro e pequenas empresas mineiras. O grande desafio é que a maioria delas não tem planejamento estratégico nos negócios. É o que mostra a pesquisa Organização Empreendedora, realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com o Sebrae-MG.

O estudo feito com 556 empreendimentos dos setores de comércio, serviços, construção civil e indústria mostra como está a organização dos pequenos negócios no Estado. O levantamento foi baseado em 12 comportamentos empreendedores.

De acordo com a pesquisa, mais de 71% dos entrevistados disseram assumir riscos e trabalhar bem os fracassos. Outro ponto importante apontado por 82% dos empresários foi a criatividade. De acordo com eles, a criatividade é estimulada dentro da empresa e nos últimos anos os resultados já são visíveis.

A maioria dos empresários investe em inovação e oferece apoio financeiro a novos projetos e ideias, mesmo com risco de um possível fracasso. Cerca de 44% dos empreendimentos pesquisados admitiram lançar novos produtos em maior quantidade que os concorrentes.

Em relação aos funcionários, a maior parte dos entrevistados assumiu estar preocupada em promover um clima organizacional favorável, investindo na proatividade dos empregados para alcançar os resultados desejados. Os empresários também disseram que promovem e premiam colaboradores que se destacam no desenvolvimento de projetos e privilegiam principalmente os que têm a maior capacidade de inovar.

Apesar das características empreendedoras aparecerem em boa parte das micro e pequenas empresas mineiras, a pesquisa mostrou que 76% dos empreendimentos necessitam de melhorias para obter maiores vantagens no mercado, principalmente, em relação à inovação e ao ambiente empreendedor.