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Análise Financeira

Estabeleça indicadores financeiros que permitam conhecer quais as condições financeiras relacionadas com o seu negócio.

Fonte: SEBRAE - Minas GeraisTags: empresarial

Estabeleça indicadores financeiros que permitam conhecer quais as condições financeiras relacionadas com o seu negócio. Faça uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar a atividade, pois terá que fazer investimentos em local, equipamentos, materiais e despesas diversas, para instalação e funcionamento inicial da empresa.

PROJEÇÃO DE CAPITAL

Investimentos fixos – Verifique o montante de recursos necessários para a implantação de toda a infra-estrutura física do projeto (aquisição do ponto, máquinas, equipamentos e instalações, móveis e utensílios etc.) ; 
Capital de giro - Lembre-se de todos os recursos necessários ao financiamento do ciclo operacional da empresa, ou seja, aquisição de mercadorias, matéria-prima, financiamento a clientes etc. Você precisa dispor de dinheiro em caixa ou no banco. Lembre-se que vendas à vista, aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores, redução de estoques em níveis aceitáveis, maior rotação de estoques etc., diminuem a necessidade de capital de giro. 

Faturamento – Ao projetar as quantidades para vendas de produtos ou serviços, você deve multiplicá-las pelo preço de venda. A projeção do faturamento deve ser resultante do potencial de mercado, da capacidade produtiva e da força de vendas da empresa. 

Custos fixos – É extremamente importante que você conheça os custos que fazem parte da estrutura da empresa (ex: aluguel de imóvel; honorários do contador; salários do pessoal administrativo + encargos etc). Este custo independe da ocorrência de vendas. 

Custos variáveis – Liste todos os custos que variam diretamente com quantidade de vendas. Para cada segmento deve-se verificar os tributos que incidem diretamente sobre o preço de venda a ser praticado na comercialização do produto ou prestação de serviços. 

Custo do produto por unidade – Para calcular esse custo você precisa somar todos os custos utilizados para a produção, vendas ou prestação de um serviço (custo direto + despesas operacionais). 

Preço de venda
- Custo do produto 
- Custo de comercialização 
- Margem de lucro desejada 

Lucro Operacional – Faça a diferença entre a receita operacional, que é o faturamento total da empresa, e o seu custo total (custos fixos, pagamento de pessoal, matéria-prima, material de consumo, comissões, impostos etc), antes do pagamento da Contribuição Social Sobre o Lucro.

DEMONSTRATIVO DE RESULTADO

 

É de fundamental importância que você saiba que resultado sua empresa apresenta. Escolha a forma que mais se identifica com seu negócio ou situação. Veja um exemplo:

 

VALOR

%

A - RECEITA BRUTA 
Vendas à vista 
Vendas à prazo

85.000 
51.000 
34.000

100 
60 
40

B - CUSTOS VARIÁVEIS 
Custos das mercadorias ou matéria-prima 
ICMS 
PIS/COFINS 
Comissões e encargos

56.452 
31.250 

14.450 
2.252 
8.500

66.41 
36.76 

17 
2.6 
10

C - MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO (A-B)

28.548

33.59

D - CUSTOS FIXOS 
Retirada dos sócios 
Salários 
Encargos Sociais 
Despesas com bancos 
Honorários Contábeis 
Aluguel 
Água, luz e telefone 
Propaganda 
Manutenção 
Outros custos fixos

24.450 
3.400 
10.200 
5.950 
850 
500 
700 
1200 
425 
425 
800

28.41 
4 
12 
7 
1 
0.58 
0.82 
2.0 
0.5 
0.5 
0.94

E - LUCRO OPERACIOANAL (C- D)

4.098

4.82

F - PONTO DE EQUILÍBRIO (D:C) X A

72.798

85.64


É importante que você conheça a RENTABILIDADE do seu projeto, o que corresponde à remuneração do seu capital investido. Para calculá-la use a seguinte fórmula:

Taxa de rentabilidade = Lucro líquido     x  100
                                        Investimento


Calcule ainda quanto rende a atividade operacional da sua empresa, ou seja, a LUCRATIVIDADE OPERACIONAL, a qual representa percentualmente o lucro operacional da sua empresa em relação às vendas:

Lucratividade Operacional = Lucro operacional  x  100
                                                         vendas


Por fim, verifique em quanto tempo você terá retorno do capital investido, considerando-se um determinado nível de vendas e lucros:

Prazo retorno do investimento = investimento
                                                       Lucro líquido